JOGOS FILOSÓFICOS

Jogos filosóficos

Aqui você encontra alguns jogos que podem ser usados nas aulas de filosofia. Alguns desses jogos servem para tornar a aula mais divertida e atrair a atenção dos alunos para o tema filosófico a ser trabalhado, outros jogos são filosóficos em si, ao desenvolverem as habilidades de pensamento e reflexão dos alunos. Para ver as instruções completas e materiais necessários para o jogo, clique no link. Aqui só uma breve descrição de cada um:

Dominó Filosóficoé um jogo que visa a formação de conceitos e a habilidade de dar razões para o que se pensa. Também é um exercício que tem em vista o fortalecimento do diálogo. O jogo funciona como um dominó em as pessoas recebem peças com pares de palavras de acordo com um tema.

Torto - é um jogo de tabuleiro, cujo objetivo é chegar do outro lado e criar dificuldades para equipe adversária. Cada equipe recebe um conjunto de cartas contendo perguntas com a resposta no verso. As equipes revezam-se fazendo perguntas umas as outras, quando a equipe acerta, ela escolhe a peça que vai colocar no tabuleiro, se é um reto ou um torto (curva), quando erra, é o adversário quem escolhe que peça deve ser colocada. Além de avaliar a compreensão do aluno sobre o tema, o fato de ter que desenvolver uma estratégia para impedir o adversário de ganhar, sem prejudicar a si mesmo, exige dos alunos o exercício do raciocínio lógico.

Leilão de Valores - jogo para ser usado nas aulas de ética, leva a uma reflexão sobre quais valores realmente consideramos importantes e as dificuldades de se cultivar os valores frente os apelos da sociedade de consumo.


  Cartas lógicas - o objetivo é avaliar se o aluno compreendeu alguns conceitos de lógica, como a forma lógica dos enunciados universais afirmativos e negativos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário